20130614

História e Maiores Produtores de Petróleo


História do Petróleo


A formação do petróleo ocorreu durante a era Mesozoica  aproximadamente entre 250 a 65 milhões de anos atrás. Sendo formado a partir da decomposição da matéria orgânica ao longo do tempo, é encontrado nos poros de determinadas camadas sedimentares conhecidas como “rochas reservatório”. Trata-se, portanto, de um energético não renovável, o que aumenta a importância da descoberta de novos campos produtores ou de novas regiões produtoras
.
Desde a Antiguidade, temos relatos que nos contam sobre a existência desse material em algumas civilizações. Há cerca de seis mil anos, era utilizado como asfalto, para fixação de pisos e tijolos. Há também registros do seu uso nos Jardins da Babilônia e como arma de guerra pelos gregos bizantinos, assim como também era usado no Antigo Egito, onde utilizavam esse material para embalsamar os seus mortos.

A moderna indústria petrolífera data de meados do século XIX. E até o final do século XIX, os Estados Unidos dominaram praticamente sozinhos o comércio mundial de petróleo, essa supremacia americana só era ameaçada, nas últimas décadas do século XIX, pela produção de óleo nas jazidas do Cáucaso, exploradas pelo grupo Nobel, com capital russo e sueco. 

A empresa Royal Dutch–Shell Group, de capital anglo–holandês, apoiada pelo governo britânico, expandiu-se rapidamente no século XX, e passou a controlar a maior parte das reservas conhecidas do Oriente Médio, mais tarde, passou a investir na Califórnia e no México, e entrou na Venezuela. Paralelamente, companhias européias realizaram intensas pesquisas em todo o Oriente Médio, e a comprovaram que região dispunha de cerca de 70% das reservas mundiais, o que provocou reviravolta em todos os planos de exploração.

A primeira guerra mundial pôs em evidência a importância estratégica do petróleo. A transformação do petróleo em material de guerra e o uso generalizado de seus derivados fizeram com que o controle do suprimento se tornasse questão de interesse nacional. O governo americano passou a incentivar empresas do país a operarem no exterior.

Choques do petróleo 


Desde que o petróleo foi descoberto, no final do século XIX, foi consumido pela sociedade de forma abundante, principalmente na atual sociedade industrial e de consumo. 

Na década de 70 descobriu-se que o petróleo é uma fonte esgotável, tal afirmação elevou o preço do produto, em pouco mais de sete anos o preço do barril de petróleo praticamente triplicou. 
Isso provocou o aumento do valor do produto primário de países subdesenvolvidos, superando os produtos industrializados oriundos de países desenvolvidos. 


Foram vários os fatores que propiciaram a elevação do preço do petróleo, dentre eles podemos citar a criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), formada pelos principais produtores de petróleo do mundo para unificar o preço do produto, promovendo um cartel internacional e controlando a oferta do produto no mercado. 

O petróleo também serve como instrumento político para exercer pressão sobre as grandes potências mundiais. 
Estados Unidos e Europa apoiaram Israel na guerra contra os Árabes, fornecendo armamentos, tal fato irritou os países Árabes, que utilizou o petróleo como meio de atingir as nações que apoiavam Israel, pois diminuíram a produção e elevaram os preços. 


Entre as décadas de 80 e 90 várias oscilações no valor do petróleo ocorreram. 
As crises do petróleo podem ser provocadas por conflitos no Oriente Médio, que limita a produção e eleva o valor. O nível de consumo de um importador interfere no preço, o que reforça a lei da oferta e procura. 

Ao analisar esses fatos, que muitas vezes provocam divergências, dá para imaginar o que acontecerá quando esse recurso esgotar, pois estimativas revelam que o combustível se findará daqui a 70 anos, aproximadamente, o que forçará o homem a buscar novas alternativas de fonte de energia.




O primeiro poço de petróleo é perfurado na Pensilvânia, e assim, é inaugurada a indústria moderna de óleo no mundo. 


História do petróleo no Brasil 


Ao contrario do estereótipo criado pelas pessoas em relação ao uso do petróleo a partir da revolução industrial, é um mito. Pois o petróleo começou a ser utilizado muito antes desse marco importante que foi a revolução industrial. Como, por exemplo, no Egito antigo, que era utilizado para embalsar seus mortos.

No Brasil, a existência do petróleo já era computada durante os tempos do regime imperial. Mas sem muito valor comercial. O petróleo no Brasil começou a ganhar valor considerável mais ou menos na década de 30, em 1932 um relatório foi entregue ao presidente Getúlio Vargas com um laudo técnico que atestava o seu achado.

Nessa mesma década, a descoberta de importante riqueza foi cercada por uma série de medidas institucionais do governo brasileiro. Em 1938, a discussão sobre o uso e a exploração dos recursos do subsolo brasileiro viabilizou a criação do CNP - Conselho Nacional do Petróleo. Em suas primeiras ações, o conselho determinou várias diretrizes com respeito ao petróleo e determinou que as jazidas pertencessem à União. No ano seguinte, o primeiro poço de petróleo foi encontrado no bairro de Lobato.


A maior descoberta do Brasil em relação ao petróleo veio no ano de 2007, com a descoberta do pré- sal, mas que ainda não é explorado, mas segundo cientistas a quantidade de petróleo que o Brasil tem no petróleo é muito grande, o suficiente para durar mais de anos em exploração.

Maiores países produtores de petróleo 

 Os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, e, por sua vez, são os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da América, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá, Cazaquistão, China e Emirados Árabes Unidos são considerados os maiores produtores mundiais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário